São Paulo 464 Anos , a cidade “Hors Concours” no coração de sua gente, por Aristides de La Plata Cury

Aristides de La Plata Cury é presidente do Skål Internacional São Paulo, vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB e paulistano da gema  (Imagem:TV Gazeta)

Na semana em que a cidade de São Paulo completa 464 anos, o Turismo&Eventos apresenta algumas opiniões e demonstrações de amor e carinho, de algumas personalidades do turismo nacional e mundial para celebrar o aniversário dessa que não é mais só minha, sua ou nossa cidade, mas de todo o cidadão do mundo!

Convidamos Aristides de La Plata Cury, Presidente do SKÅL Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB , para expressar em suas palavras o que sente e admira nessa metrópole que não para.

Ary é paulistano da gema há 64 anos, e seja qual for o seu estilo, esta cidade tem muito a nos oferecer: conhecimento, tendências, memórias, cores, sabores…

Viva uma São Paulo que é a sua cara!


Porque “Hors Concours” ?
A cidade de São Paulo no segmento Turismo de Negócios e Eventos, não há cidade no país com o melhor conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social. Neste aspecto, São Paulo se equipara a qualquer metrópole de qualquer país
No chamado Turismo Social, São Paulo é a cidade no Brasil que mais se preocupa com a forma de conduzir e praticar atividade turística que promova a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.
Conhecida como megalópole urbana, uma das maiores do planeta, mesmo no Ecoturismo a capital paulista é uma das cidades paulistas que melhor utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, a promover o bem-estar da população, local e flutuante.
No Turismo Cultural, poucas cidades no mundo apresentam, como São Paulo,  tantas e tão diversificadas atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, que valorizem e promovam os respectivos bens materiais e imateriais da cultura.
A hospitalidade com que, historicamente, São Paulo acolhe imigrantes, traz implicações ao Turismo Religioso, a tornar a cidade única no país e no mundo, com suas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados a praticamente todas as religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo.
Poucas cidades no mundo, conseguem reunir em torno do Turismo de Estudos e Intercâmbio, tamanha movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional, de paulistas, brasileiros e estrangeiros.
No Turismo de Esportes, São Paulo supera qualquer outra cidade brasileira, no desenvolvimento de atividades turísticas decorrentes da prática, envolvimento ou observação de inúmeras modalidades esportivas.
Possivelmente, será no Turismo de Saúde, que São Paulo assume posição insuperável na realização de atividades turísticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins médicos, terapêuticos e estéticos, de todas as vertentes.
Mesmo o Turismo de Pesca (atividades turísticas decorrentes da prática da pesca amadora), o Turismo Náutico (utilização de embarcações náuticas com a finalidade da movimentação turística), o Turismo de Aventura (movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo), o Turismo de Sol e Praia  (atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias) e o Turismo Rural (atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade) – há regiões dentro dos limites territoriais do município paulistano em que é possível  desfrutar de todos esses segmentos turísticos.
Entretanto, com tantos motivos a justificá-la, a principal razão de São Paulo ser “hors concours” no Top Destinos Turísticos é de ordem emocional. Nenhuma outra cidade paulista encontrará tantos eleitores dispostos a elegê-la a cidade de seu coração.
 Embora suspeito, sou prova cabal de que São Paulo é “hors concours” no coração de sua gente.
Aristides de La Plata Cury
Presidente do SKÅL Internacional São Paulo e vice-presidente do Núcleo de Turismo da ADVB

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment